Aprenda a lavar o carro usando apenas um copo de água

lavar-carro-1-copo-dagua

POLIMTEC: (11) 3993-1515

Você sabia que para lavar um carro da forma tradicional são utilizados, aproximadamente, duzentos litros de água? Em tempos que todos se preocupam com as baixas nos reservatórios, lavar o carro parece até um crime, mas é possível manter seu veículo limpo utilizando apenas um copo de água.

Isso mesmo! Com um único copo de água, você pode lavar o carro todo e deixar limpinho. Essa atitude já foi tomada por vários taxistas de São Paulo na busca por economizar água.

Essa forma de limpar o carro que está fazendo sucesso é conhecida como lavagem à seco, por causa da grande economia de água. Ela já está sendo adotada por muitas pessoas e é fácil encontrar lava rápido ecológico especializado no método, mas você pode lavar o carro com um copo de água em casa!

O segredo da lavagem à seco!

Aposto que logo no começo do texto, quando leu que é possível lavar o carro com apenas um copo de água, você se imaginou jogando um copo d’água no seu carro. Dessa forma, realmente, seria impossível lavar todo o carro com apenas um copo d’água, mas aqui está o segredo do sucesso deste método.

Para lavar o carro usando uma quantidade mínima de água, você precisa de um borrifador! Pode ser destes baratinhos que encontra nos mercados e lojas de R$ 1,99. Então, tudo o que você precisa é:

  • Borrifador de água
  • Um copo de água de 200 ml
  • Shampoo automotivo
  • Dois panos

São coisas simples e que quase todo dono de carro tem em casa. Se você quiser limpar os vidros também, a minha dica é utilizar outro borrifador com limpa vidros.

Como lavar o carro a seco?

O primeiro passo para lavar o carro a seco é diluir o shampoo automotivo na água. Esse é o passo mais importante. Se você colocar muito shampoo, precisará de muito mais água para tirar o excesso depois e, se colocar pouco, terá que fazer força para esfregar.

Preste bastante atenção na embalagem e nos modos de utilizar. Maior parte dos shampoos automotivos pedem para diluir 250 ml para cada litro de água. Então, como estamos utilizando 200 ml de água, é preciso colocar 50 ml de shampoo. Mas, não se esqueça de olhar o rótulo para utilizar a medida exata.

Agora, vem a parte da limpeza. A mais fácil de todas. Borrife água com o shampoo diluído e esfregue com um dos panos umedecidos. Para economizar, você deve umedecer o pano com o próprio borrifador. Repita este processo por todas as partes do carro.

Você perceberá que, mesmo sem excesso de água, a sujeira sairá bem fácil. Isso porque o papel do shampoo automotivo é amolecer as moléculas de sujeira. Dessa forma, com a quantidade certa de água, não é preciso esforço.

Após passar o pano umedecido com shampoo por todo o carro, está na hora de passar o pano seco. Ele serve pra secar e dar um brilho.

Lavando os vidros

Como dito antes, uma das dicas pra potencializar a limpeza de seu carro é utilizar limpa vidros para as janelas. O processo é exatamente o mesmo. Dilua o limpa vidros em um copo de água, sem esquecer de seguir a especificação da embalagem.

Se não tiver estes produtos exclusivos para vidros, você pode usar o shampoo automotivo sem problema nenhum. O efeito é basicamente o mesmo. A diferença está, apenas, em utilizar um produto específico.

Fazendo a cristalização da pintura do seu carro, a sujeira tende a não se impregnar e torna a limpeza ainda mais fácil.

E aqui você encontra mais algumas dicas para lavar o carro em casa.

Postado em: Limpeza

Deixe um comentário